Projetos

Modernização e preservação do acervo da ABLC

Contemplados na Categoria “MODERNIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE MUSEUS E CENTROS DE MEMÓRIA”, da Superintendência de Museus da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, tivemos como objetivo inventariar, registrar, catalogar, higienizar e difundir o acervo de folhetos de cordel e difusão da literatura de cordel e sua história, através da disponibilização pública do acervo da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Permitindo, assim, o acesso aos acervos da ABLC a todos os interessados em cultura popular; apresentar ao público algumas de suas obras mais notórias; estimular a participação através da leitura e do desenvolvimento da criatividade dos jovens e adultos, por meio da cultura popular e da literatura de cordel, música, teatro e xilogravuras; Resgatar a memória da literatura de cordel, visando seu fortalecimento, seja no âmbito oral e/ou escrita (cantorias, causos e folhetos impressos); Propiciar a reflexão e a interação com o público e a formação de novos leitores.

foto1

Realizamos

– Higienização de 13mil folhetos
– Higienização de 1300 exemplares de livros com a temática da Cultura Popular, Literatura de Cordel, Cultura Nordestina e sertaneja
– Higienização das matrizes de xilogravura que compõem o acervo de tacos.
– Higienização as xilogravuras originais que compõem o acervo de gravuras.
– Higienização dos objetos representativos do processo de produção da literatura de cordel: máquina de prelo manual, arquivo de tipologias, máquinas de escrever, 3 violas, peças de indumentária do sertão, etc.
– Catalogação, através do Programa BBLIVRE de 6.000 títulos que compõem o acervo de folhetos. Registrando em Livro Tombo e no Banco de dados. – Organização dos folhetos de cordel em caixas próprias,em ordem alfabética de autor;
Confecção de etiquetas de identificação para cada caixas nas estantes (etiquetas confeccionadas na Biblioteca Amadeu Amaral, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/MinC, parceiro da ABLC há 16 anos.

Expectativas futuras

Com a finalização deste projeto, a expectativa da ABLC é a continuidade dos trabalhos, mediante outros projetos, tais como:
1. projeto para a restauração de publicações em estados de deterioração;
2. manutenção das atividades de alimentação do Banco da Base de Dados, com atualizaçaões rotineiras;
3. mautenção de técnico para as atualizações;
4. projeto para recuperação das instalações físcas da sede da ABLC.

Efeito multiplicador

Terminado o projeto, a ABLC espera oferecer melhores condições para a guarda e disponiblização dos acervos e incrementar as pesquisas em sua sede.

Realização
Academia Brasileira de Literatura de Cordel
Financiamento
Secretaria de Estado de Cultura
Empresa Contratada para higienização
GDI Inteligencia Empresarial
Equipe
Maria Rosário Pinto, Fernando Assumpção, Rubens Herval, Josy Ferreira e Rosalina Neves
Edital
Secretaria de Estado de Cultura