Posse do Acadêmico Tião Simpatia na ABLC em 18.04.18 – Fortaleza/CE

 

O poeta cearense de Ganja, há 12 anos residente em Fortaleza, Tião Simpatia, foi empossado dia 18 de abril de 2018, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, ocupando a cadeira nº 10, patroniada por Catulo da Paixão Cearense e anteriormente ocupada pelo poeta, cantor, compositor e cordelista Chico Salles.

A solenidade foi realizada no auditório da Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz (antiga sede do Governo Estadual), em Fortaleza, Ceará.

Sob o comando da cerimonialista Norma Zélia, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades:

Ubiratan Aguiar,Presidente da Academia Cearense de Letras;

GONÇALO FERREIRA SILVA, Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel; ANILDA FIGUEIREDO, Presidente da Academia dos Cordelistas do Crato;

DIDEUS SALES, Presidente da Academia de Letras de Aracati;

INÁCIO SANTOS, Presidente da Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras;

 

Além das ilustres presenças de Maria da Penha Maia Fernandes (Instituto Maria da Penha) e Dom Edmilson da Cruz (Bispo Emérito de Limoeiro do Nordste), artistas, intelectuais, admiradores, amigos e familiares foram prestigiar o novo integrante da ABLC.  Na ocasião a TV Assembleia enviou uma equipe para uma reportagem especial para o programa “Identidade Cultural”. A música ficou por conta do cantor e sanfoneiro Jonathan Rogério, que embalou os convidados durante o coquetel com o mais autêntico forró-pé-serra.  Ainda teve um agradável sarau com os poetas Dideus Sales, Moreira de Acopiara, Dalinha Catunda, Paulo Macedo, Inácio Santos, Joab Nascimento.

A produção executiva do evento ficou por conta de Naná Jucá, mulher e empresária de Tião Simpatia.

Fotos: Maguila Santos

Filmagem: Marcos Monteiro

 


3 COMENTÁRIOS

  1. Joabnascimento - 25/04/2018 4:20 pm

    A festa foi maravilhosa e emocionante, conheci pessoas maravilhosas como Gonçalo Ferreira, Tião Simpatia, DideuSales, Paulo Macedo e outros. Foi emocionante as homenagens e a apresentação do Cordel narrado por Tião Simpatia.

    Responder
  2. Joabnascimento - 25/04/2018 4:22 pm

    Tião hoje um menestrel das rimas merece todo os holofotes em sua direção. Uma posse mais do que merecida.

    Responder
  3. Inácio Santos - 25/04/2018 7:49 pm

    Uma homenagem merecida ao grande poeta Tião Simpatia.

    Responder

Deixe seu comentário